quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pief de Bragança já no 2º ano





Voltámos das férias!!!!



Já estávamos com saudades da nossa turma, dos nossos professores e da nossa monitora, este ano temos professores novos em algumas disciplinas.








2 comentários:

Cláudia disse...

Olá, terei todo o gosto em ajudar-vos. Vocês têm um blog muito fixe!!!!!
É assim... a fatbag pode ser feita com vários pontos de croché e também em vários técnicas de lavores: Croché, Tricot, Croché tunisiano, etc etc...
Em croché e utilizando o ponto rosa (* ver ponto rosa em livro de manualidades ou na net...) é o que mais se usa.
O processo é o seguinte:
Começa-se com um cordão de 17 pontos e na carreira seguinte fazem-se cinco pontos rosa seguidamente dois pontos rosa na mesma casa ( sendo estes os aumentos...)faz-se mais cinco pontos rosa e depois mais dois pontos na mesma casa ( aumentos...) e por fim mais cinco pontos rosa. Fazem-se ( com o trapilho) 14 a 16 carreiras de aumentos. Findos os aumentos, faz-se o corpo da bolsa com 20 a 30 carreiras com ponto sobre ponto. Isto é cada ponto na sua casa. Findo o corpo da bolsa começa-se a fazer as diminuições. O processo de diminuições é como se faz em croiché normal. Tem-se é defazer a mesma quantidade de carreiras que se fez nos aumentos.
Como eu sei que esta parte é mais dificil de entender vejam o video da Prof Elaine Croché no Youtube que ensina a fazer a bolsa fatbag: http://www.youtube.com/watch?v=3QSWsgnWv-8
O que vocês têm de ter em conta é que a Prof Elaine usa um tipo de linha diferente do trapilho! Este é mais largo...
Quando a peça estiver no fim, isto é, sem mais aumentos ou diminuições, faz-se em toda à volta ponto baixissímo e só depois é que se vai apanhar as casas para se efectuar o franzido. Vejam o video que vão entender o que vos estou a dizer.
Bom trabalho e que a vossa prof fique contente! :-D
Beijux,
Cláudia

PIEF Moita - T1 e T2 disse...

Votos de um bom trabalho...

;)

PIEF Moita